terça-feira 09 de abril de 2019

Conte até dez

Categoria(s): ,

Você acorda cedo, dá conta de toda a administração da vida de seus filhos, da sua casa, do seu trabalho e, quando chega a noite, está exausta e seu filho começa a fazer birra. Ai você perde a paciência porque ninguém é de ferro, né isso? Então leia isso aqui, que tem algumas coisas que você precisa saber antes de estourar, mamãe.

Primeiro de tudo, lembre-se que seus filhos não têm a menor culpa por você estar cansada. Segundo que eles são pequenos e não têm a sua maturidade para tanto discernimento sobre muitas coisas. E terceiro: no fim do dia, eles TAMBÉM estão cansados. E a probabilidade de fazer birra, ficar chorozinho e dar trabalho é grande. Ok até aqui? Então agora vamos aprender a lidar com isso.

Conte até dez. Isso normalmente funciona. Se você acabou de chegar em casa e ainda tem um mundo pra organizar, como a bolsa da escola das crianças, o jantar, o banho, a tarefa… Se você tem quem ajude em casa, não exite, peça ajuda. Isso não é papel exclusivo de mãe. O pai pode fazer uma parte? Alguém pode ajudar? Isso já é meio caminho andado.

Se você chegou cansada, antes mesmo de entrar em casa, respire, conte até dez e tente deixar todos os problemas do seu dia do lado de fora da casa. Acha melhor tomar um banho antes de lidar com as crianças? Isso vai te relaxar? Então faça!

Eu costumo me sentir mais cansada nos fins de semana, mas descobri que tomando um café, fico novinha em folha. Então faço um cafezinho e ganho mais energia para sentar com eles, brincar, fazer uma atividade. Ficar com os filhos enquanto se está cansada demais pode ser uma péssima ideia. Você vai acabar sem paciência para lidar com eles.

E outra, se você fica mais irritada quando está cansada, imagine seu filhote? Ele também está cansadinho, mamãe. E nessas horas vai fazer birra, malcriação, vai ficar mais irritadinho. “É nessa hora que sua paciência precisa ser maior. Seu filho precisa de atenção, carinho e alguém que compreenda esse momento. Gritar dizendo que ele vai tomar banho não vai surtir efeito. Vá com jeitinho, tente deixar esse banho mais atrativo e seja paciente”, explica a psicopedagogia Ana Cláudia Porpino, da escola Meu Caminhar, Zona Sul do Recife.

Ana vai além e, por sua formação cristã, cita a Bíblia: “A palavra de Deus nos diz em Colossenses 3:21: ‘Pais, não irriteis vossos filhos, para que eles não fiquem desanimados’. Temos um compromisso de zelar por eles”, completa.

Então, antes de fazer seu fim de dia um “Deus nos acuda”, respire, conte até dez, tome um banho, tome café, faça qualquer coisa que te deixe mais relaxada antes de trocar uma ideia com seus pequenos. Isso vale para os papais também, viu? No fim do dia, a criançada está cansada também e o que menos precisa é de gritos e regras rígidas, mas de regras com jogo de cintura e muito carinho. Vai nessa que funciona!

Faça um Comentário

    Topo