segunda-feira 06 de Abril de 2015

Posso dar bronca no meu bebê?

Categoria(s): ,

dudu

Quando se trata de uma criança mais crescidinha, parece ser mais fácil educar, já que ela entende o que é certo e o que é errado. Mas quando estamos falando de bebezinhos, aqueles que ainda engatinham, muito cuidado com o assunto “dar uma bronca”.

Não pense que seu bebezinho já é maduro o suficiente para entender que está fazendo errado quando puxa o fio da televisão. Não adianta gritar com seu filho, colocar de castigo ou dizer: “Eu já falei miiiiiiil vezes que não pode fazer isso!!”. Você vai falar mil e uma vezes e ainda assim ele não vai entender.

Muita calma nessa hora, mamãe. Tenha paciência com seu filhote. Isso não significa que você não possa começar a disciplinar seu pequeno. Quando ele fizer algo errado, tipo lamber a sola do sapato, olhe firme para seu filho e diga “Não faça isso”, e logo em seguida dê outra atividade, chame a atenção para outra coisa. Você vai ter que dizer mil vezes isso? Talvez sim. Paciência. Com o tempo ele vai entender que aquilo é errado.

E aquela tapinha de leve só para ele saber que está errado? Para a pediatra Vanessa Aguiar, bater nunca é a melhor maneira de disciplinar a criança. “Se for um bebê, isso só vai assustá-lo, além do risco de você machucar seu filho. Lembre-se que chacoalhar um bebê pode causar danos sérios no cérebro e até causar a morte”, alerta a pediatra.

Leia também: Tenha paciência, mamãe!

Quer evitar desgastes? Adapte sua casa para torná-la mais segura. Afaste tudo o que possa quebrar, proteja as tomadas, verifique o que tem nas gavetas que estão ao seu alcance. Deixe seu filho explorar o mundo, mamãe. Ajude no que for preciso, mas não proíba tudo. A gente não precisa dizer “não” o tempo todo. Não precisa dizer “saia daí” em todos os lugares. Vá junto, mostre o que é certo e o que é errado. E, o mais importante, tenha paciência com seu pequeno. Ele está no mundo há pouquíssimo tempo. Não exija que já venha sabendo de tudo.

1 comentário

  • Keiwan

    I wanted to check up and let you know how , very much I loved discovering your web blog today. I will consider it the honor to work at my business office and be able to operate on the tips discussed on your web site and also be a part of vi2t&orsi#8s17; opinions like this. Should a position of guest article author become available at your end, you should let me know.

Faça um Comentário

    Topo