terça-feira 16 de dezembro de 2014

Quando pode brincar na areia?

Categoria(s): ,

 

Uma dúvida para muitas mães. Pode colocar o bebê no chão? E as demais que seguem: pode colocar na boca o brinquedo que caiu? Pode deixar a criança brincar na areia? Quais os riscos? E quando deve tomar remédio para verme?
 
Não adianta ignorar essas perguntas e simplesmente evitar o parquinho, mamãe. A brincadeira na areia é importante para a criança. Verdade! Pergunte ao pediatra de seu filho! Brincar na areia é uma maneira gostosa de deixar seu pequeno exercitar as habilidades motoras dos braços e das mãos, de explorar texturas e consistências. Brincar de construir formas na areia estimula o tato e principalmente desenvolve a criatividade da criança. Podemos ir além: com as brincadeiras na areia, a criança começa a entender o conceito de cheio e vazio. E também é no parquinho que ela convive com outras e aprende a compartilhar os brinquedos. Ou seja, um aprendizado e tanto! 
 
E você, vai evitar essa riqueza no desenvolvimento do seu filho com medo que pegue alguma doença? Então, saiba como pode evitá-la. Eu sei, eu sei, no início dá a maior dor de cabeça porque como seu bebê ainda não sabe o que é comestível ou não, tudo vai para a boca. E você precisa repetir duzentas e cinquenta vezes “Na boca nãããããão”. Mas faz parte. Faça seu papel de mãe e ensine: “Areia não é comida, filho. Não pode colocar na boca”.

Mas até lá, alguns grãos de areia já foram parar na barriguinha de seu pequeno. Na verdade, o grande problema dos parquinhos e das caixas de areias dos jardins são os animais que adoram esses locais para fazerem suas necessidades, o que pode transmitir doenças. E por isso, quando seu pequeno já tem idade para cair na areia, é preciso estar prevenido. De acordo com pediatras, é raro a criança apresentar doenças provocadas por vermes antes dos 6 meses. Isso porque ela não tem tanto contato com o ambiente e certamente ainda não saiu do aleitamento exclusivo. Depois disso, o verme pode estar até na fruta da papinha, sabia? Pois é.
 
Mas nada de remediar o bebê por conta própria! Você não sabe com que idade ele já pode ser medicado e não sabe qual o medicamento apropriado. E, mais, se a criança toma um remédio e tem outro tipo de verme, não vai resolver o problema.
 
E como saber se seu filho já está com algum vermezinho? Preste atenção nos sintomas, como diarreia e dores abdominais – não necessariamente com febre. Aí, nem pense duas vezes, leve no médico! O tratamento é bem simples, mas precisa ser feito!
 
Enfim, ser mãe não é fácil. E privar a criança de tudo pode parecer a maneira mais cômoda de criar seu filho. Mas, pode apostar, não é a melhor. Sim, tem que tomar remédio de verme antes de fazer castelinho de areia. Mas tem que fazer o castelinho!

7 Comentários

  • Mas qual idade apropriada pra começar a ter esse contato?<br /><br />Bjs.

    • Não há uma idade certa porque depende de cada bebê, Tatiana. O ideal é esperar passar a fase oral, de querer colocar tudo na boca, para ele não comer a areia. Mas se você consegue controlar isso, só vai depender se ele já foi liberado pelo pediatra para tomar medicamento para verme, o que deve acontecer próximo de um ano de idade. Se ele não tomou o remédio ainda, é bom evitar a areia de parques.

  • Aii se eu tivesse lido isso mais cedo há algumas horas atras… Teria pedido um remedinho pra pediatra pois minha filha teve consulta hj e vamos passar o fim do ano na praia! Puxa vida viu?!

  • Priscila, tente falar com a pediatra. Areia da praia não é tão perigosa quanto de parquinho. Eu levo meu filho à praia dede os oito meses (autorizado pela pediatra), fale com ela!

  • Hester

    Men Urinary infection , can this affect infertility ?My husband had cotolicamipns urinating and we are thinking he might have urinary infection. It hurts him when he want to urinate in a fast flow. Can this infection cause my husband to have .

  • Leila

    Meu filho tem 4 meses ja posso botar ele n área?

    • Sarah Eleutério

      Leila, o ideal é você consultar o pediatra. Cada caso é um caso. Brincar na areia é muito importante para o desenvolvimento das crianças, mas existe o risco de vermes, já que muitas vezes há feses de animais na areia. Normalmente, antes dos seis meses não é recomendado. Seu filho é muito novinho e ainda não tomou as principais vacinas. Poupe-o mais um pouco, tá? Da uma lida nesse post: http://maenareal.com.br/2014/12/quando-pode-brincar-na-areia/

Faça um Comentário

    Topo