quarta-feira 05 de novembro de 2014

Vai descansar, mãe!

Categoria(s):

Quando se tem um bebê em casa, ninguém fica totalmente triste ou totalmente feliz o tempo todo. O nosso humor de mãe pode variar – e muuuuuuuuito – durante um único dia. Mas uma coisa é certa: a gente fica cansada. E, às vezes, totalmente cansada!! É seu caso, mamãe? Então mexa-se! Não para se cansar ainda mais, mexa-se para delegar algumas atividades e ter mais tempo para você!

Você é daquelas que acham que, só porque são mães, têm que carregar uma cruz chorando sem o direito de pedir água no meio do caminho? Não é bem assim, viu? Está certo que a grande maioria das atribuições nós tomamos como nossa responsabilidade mesmo, até porque pai é pai, mas duvido que se lembre de todas as datas das vacinas que o bebê precisa tomar, das idas ao pediatra ou que tem que comprar mais algodão para a higienização da criança. Pois é, há uma infinidade de coisinhas que temos que lembrar e resolver todos os dias. Mas, por favor, fralda todo mundo sabe trocar. E quem não sabe, aprende. 

Se você é uma mamãe que, além das atividades da casa, trabalha fora, deve voltar exausta, louca para cair na cama e relaxar. Aí, quando chega, tem o filhote esperando por seus cuidados. É banho para dar, fralda para trocar, leitinho, levar mamadeira, arrumar a baguncinha da casa, separar as roupinhas para lavar, brincar um pouquinho – lógico, brincar com seu bebê super faz parte! – entre outras coisas. Que tal dividir algumas tarefas? Lá em casa, enquanto eu dou banho no filhote, o pai prepara a vitamina da noite. Depois que eu dou a mamadeira, eu levo o pequeno para o quarto. O quartinho já está pronto, com luz baixa, ar condicionado ligado e pijaminha pronto, tudo deixado pelo pai. Enquanto eu o coloco para dormir e apago a luz, o pai lava as mamadeiras. Trabalho em equipe! Terminamos tudo a tempo de jantarmos juntos e conversarmos um pouco antes de irmos dormirmos também.

Sim, isso é necessário! O período de filho pequeno é de um desgaste físico muito grande. E quando você divide as tarefas, acaba até sobrando um tempinho para você fazer um exercício ou uma atividade que lhe dê prazer. Aliás, exercícios são super indicados para que a mamãe tenha mais disposição física, além de melhorar essa cabecinha cansada. Se seu problema de cansaço é tão grande a ponto de ser sempre chamada pelo seu cônjuge de “nervosinha”, veja se não é o caso de procurar ajuda com um acompanhamento de um psicólogo ou terapeuta.

Mais que isso, mantenha bons hábitos alimentares – ou seja, tente se livrar da ansiedade de devorar aquela torta de chocolate e coma mais frutas, fibras e fontes de vitaminas. Você vai ver como ficará com mais disposição para o dia a dia. Relaxe, mamãe. Eu sei – pode apostar que sei!! – que é muito difícil a rotina de quem tem um filho, mas você não precisa ser a super mãe que faz tudo. Não vai ganhar nenhuma medalha com isso. Delegue. Peça ajuda. Por você e pelo seu filhote, que quer uma mãe e não uma pilha de nervos!

1 comentário

  • Jaelyn

    That inighst’s just what I’ve been looking for. Thanks!

Faça um Comentário

    Topo