terça-feira 16 de setembro de 2014

Será que isso é manha?

Categoria(s): , ,

 

De vez em quando seu bebê chora que só! E você fica naquela dúvida: “Se eu ficar dando o braço sempre ele pode acostumar e ficar com manha?”. É difícil porque você não quer criar um menino mimado, mas também parte o coração deixá-lo ali choramingando. E aí?

Antes de qualquer coisa, saiba que o contato físico, o carinho, o afeto, tudo isso é muito, muito importante para seu bebezinho. Pediatras e psicólogos já comprovaram que nos primeiros meses de vida não existe manha. Estudos mostram que, quando tocada com carinho, a criança se desenvolve de maneira normal, enquanto que os bebês pouco acariciados podem se tornar apáticos.

Ou seja, não ignore o chorinho de seu filho. Não de ouvidos a quem diz “Ele só está querendo manipular você. Ele não precisa de nada”. Pensa comigo: você acha mesmo que um bebê de cinco, seis meses de idade tem a astúcia de pensar: “vou chorar porque aí mamãe vai fazer o que eu quero!”? Pode até passar isso pela cabecinha dele, mas o que ele quer, mamãe, é que você resolva o probleminha dele. Uma fome, uma fraldinha que está suja, um soninho… Se ele está chorando, quer alguma cosia, pode ter certeza!

Diferente do que se acreditava antes, dar colo não “estraga” o bebê. Ao contrário, eles ficam mais tranquilos e ganham peso mais rápido. E o que a gente pode fazer para ele não vir a ficar manhoso? Talvez a maneira como você o socorra possa interferir. Esqueça o “Ôôôôô, filho, o que foooooooooi?”, com aquela voz de peninha. Caiu no chão? Se não tiver sentido dor, ele vai olhar para você, fazer cara de choro e – pode apostar – vai esperar sua reação. Se você disser “Ôôôôô, filho, o que foooooooooi?”, ele vai abrir o berreiro, enquanto que um “Caiu, meu amor? Levanta para cair de novo!”, em tom de brincadeira, fará seu filhote esquecer o susto.

E quando ele passa o dia choroso sem nenhum motivo? Tem motivo, sim. Saiba que, assim como a gente, os bebês também podem estar mais indispostos em algum dia. Podem estar começando a gripar e sentindo uma dorzinha de cabeça. Podem estar com a barriguinha doendo…

Você não precisa atender seu bebê chorando mais que ele e morrendo de pena porque ele está fazendo carinha de choro, mas precisa atendê-lo. Não é manha, mamãe. Você não está criando um filho mimado só porque está dando atenção ao que ele precisa. Lembre-se disso e olhe para seu filhote. Se você não resolve o que o bichinho precisa, quem vai resolver?

4 Comentários

  • oi bom dia meu nome e julia o meu bebe tem 3 meses e sempre q ele chora eu do colo para ele e se eu sento ele chora mais se eu fico de pe ele se acalma e fica quetinho quero sabe se isso nao e manha ou algo pode esta encomodando ele ?

    • Oi, Julia! Bem, antes de qualquer coisa, eu não sou pediatra, então o ideal seria você perguntar ao médico de seu filho o que ele aconselha. Mas o colo da mãe é sempre o melhor lugar na opinião dos bebezinhos. Eles adoram e, se puderem, ficam lá para sempre! O nosso colo passa calor, segurança e ele ouve nosso batimento cardíaco, o som que ele mais ouvia em nosso útero. É onde se sentem bem e por

  • Hoje vi sem querer uma matéria que me levou ao seu blog, comecei a ler e de forma suave vc foi me levando por todas as suas experiências e de certa forma aliviando um pouco meu coração, tenho 30, daqui a alguns dias 31, sou portadora de endometriose e estou numa fase bem complicada, pois decidimos (eu e marido) tentar engravidar, operei a pouco mais de 5 meses e estou na fase de tentativas

    • Oh, Fernanda, que palavras lindas!! Fico feliz demais em ter, de alguma maneira, aliviado seu coração. É verdade, nenhuma mãe é perfeita e a gente não deve se cobrar por isso. Você disse não estar pronta para ser mãe, mas ninguém está, minha linda. A gente vai aprendendo no dia a dia. E não existe receita mágica, cada mãe faz do seu jeito.<br />Sim, ser mãe não é sempre como nas fotos de revista,

Faça um Comentário

    Topo