quarta-feira 24 de setembro de 2014

Hora de ir ao dentista

Categoria(s): ,

Essa semana levei meu filho para sua primeira consulta ao dentista. Eu confesso, com toda a minha ignorância no assunto, que achei que iria lá para aprender como se escova o dentinho e ouvir que é importância a introdução do hábito da escovação desde muito novinho. Mas levar o bebê ao dentista, mesmo que ele sequer tenha um aninho de vida, é mais que isso.

Sim, introduzir o costume de escovar os dentinhos (tooooooodos os quatro dentinhos que meu filho tem atualmente) e aprender como se escova foi o que ouvi lá. Mas também respondi um baita questionário oral, dizendo se meu filho nasceu de parto normal, se mamou, até quando, o que come, que horas dorme, tudo. Mas não podia ser diferente, já que eu procurei levar numa odontopediatra de referência, que tenha grande experiência com crianças, além de ter todo um jeitinho de tratá-los e que também seja muito bem informada, ou seja, que se recicle participando de congressos por aí fora. 

Meu filho deu um show no consultório. Ficou comportado, deixando a “tia Jael” examinar e escovar os dentinhos e ainda mostrou que a mamãe não estava mentindo quando disse que já tem o costume de escovar os dentes dele – ele pegou a escova e levou à boca, mostrando como faz em casa! A sala tinha até tela especial com desenho animado para entreter a criança. Mas, quem disse? Ele prestou atenção foi à explicação da dentista (olha a foto lá embaixo).


Não custa lembrar que levar ao dentista periodicamente também ainda seu filho a gostar de cuidar dos dentes, ao invés de você só levar para tratar de cárie e deixá-lo traumatizado com aquele barulhinho chato do aparelho, fazendo com que ele queira ver o bicho papão, mas não queira chegar perto do dentista!

Enfim, eu já falei há algum tempo, aqui no blog, sobre a escovação para bebês – e que isso precisa começar mesmo antes de nascerem os dentinhos, com a limpezinha da gengiva. Mas depois que os dentes nascem, o negócio é pra valer. E com direito a pasta de dente (apropriada para crianças). Fio dental é outro item que não pode faltar. A gente sabe que é importante e que somente ele limpa entre os dentes, mas a gente não usa diariamente por preguiça, é ou não é? Então, introduza esse hábito no seu filho. Faça com que ele saiba que faz parte do ritual. “Ah, mas não consigo usar o fio dental nele nem a pau porque ele não para quieto!”. Tem nada não, mamãe, continua tentando todo dia. Mesmo que você não consiga limpar, está ensinando o hábito a ele. Um dia vocês conseguem!!

Na consulta, aprendi também sobre os riscos do leitinho da madrugada, quando não é feita a higienização. É mesmo necessário esse leite no meio da noite? Então depois limpe os dentinhos dele. Escovando mesmo. Com ele dormindo? Que seja! 

Se você ainda não levou seu bebê ao dentista, mamãe, leve. Aqui estão apenas algumas dicas, mas cada criança é uma criança. E a quantidade de informação importante que esses profissionais nos dão é enorme, que vai desde os cuidados e formas de utilizar a chupeta até a orientação sobre o que eles comem. Sim, mesmo bebezinhos, saiba que a comidinha triturada não é aconselhada, porque a criança precisa mastigar. Precisa exercitar a mastigação, ou seja, nada de carne moída com purê e papinhas sempre. Tem que ter pedacinho para mastigar.

Leva seu filho ao dentista. Não ache que é cedo demais. Eles têm muito a nos ensinar, e muito além de dizer como se usa a escova de dente. 

Serviço:

Para quem mora no Recife e quer indicação, o consultório da odontopediatra Jael Henrique de Melo fica na Avenida Visconde de Jequitinhonha, 209, sala 205, Boa Viagem. Fones: (81) 3204.7939/ 9924.8675/ 8644.3596.

A primeira consulta ao dentista 

Cadeira com desenho animado para entreter a criança 

Usando o fio dental 

Com “tia Jael”

1 comentário

  • Prudence

    Every word in this piece of work is very clear and your passion for this topic shines. Please contniue your work in this area and I hope to see more from you in the future.

Faça um Comentário

    Topo