sexta-feira 01 de agosto de 2014

Vai fazer um aninho!

Categoria(s): ,

Seu filho vai completar um ano e você nem acredita como o tempo passou rápido! Foram, talvez, os dias mais loucos da sua vida, de tanta emoção, tanta felicidade, mas também tanto cansaço, tanto sofrimento. Sim, a gente sofre porque ele adoece, porque ele chora e também porque a gente acha que não vai aguentar o estresse do dia a dia. Mas aguenta. A gente enxuga as lágrimas e bola pra frente! Agora é hora de comemorar. Um ano de seu bebezão. Um ano que você é mãe. E aí, vai fazer festa?


Bem, a decisão sobre fazer ou não aquele festão para comemorar o primeiro ano de seu filho é sua. Muita gente diz “Pra que festa se ele é muito novinho e nem vai curtir?”. Verdade, talvez ele não curta tanto. Ele sequer sabe que é seu aniversário. Mas acredito que a festinha, nesse caso, nem é propriamente por ele, mas por você também. É o papai e a mamãe que querem festejar esse momento, junto com a família e amigos. A festa é de vocês, que querem brindar o dia com as pessoas queridas. 


Tem quem concorde em gastar uma nota preta nessa data e tem que prefira fazer um bolinho só para cantar os parabéns. E nada disso está “certo” ou “errado”. É a preferência de cada um mesmo e dentro das condições financeiras de cada um. O que realmente importa, então? Importa é se certificar se o dia também vai ser bom para seu pequeno. Ele é muito novinho e, se não está acostumado a sair muito de casa, um dia todo no barulho, no calor e no estresse só não vai ser bom para ele mesmo. 

Lembre-se de colocar uma roupinha confortável no seu bebê. Vale colocar uma fantasia toda cheia de “pra que isso” na hora do parabéns? Ah, na hora do parabéns vale, não vale? Claro que a fantasia precisa ser de um material que não arranhe ou incomode a criança, algo que não aperte e que não faça muito calor. Mas se é algo tranquilo, vale, sim. Eu fui, há pouco tempo, a um aniversário com o tema “o gato de botas” e o aniversariante de um aninho apareceu vestido do próprio gato. Sim, estava lindo e garantiu ótimas fotos para o álbum! Os papais se preocuparam em deixá-lo com uma roupinha confortável durante toda a festa e só o fantasiaram na hora do parabéns. Isso vale! Ele arrancou sorrisos de todos os convidados e tenho impressão de que ele até se divertiu com isso.

Um aninho, mamãe. Ele ainda é novinho, sim. E se você optou por fazer a festinha, nem que seja para registrar no álbum de seu filhote, lembre-se de dar atenção a ele durante o evento. Lembre-se de verificar se ele está com sede ou com fome. Está abusadinho de sono bem no meio da festa? Deixe tirar um cochilinho. Não é falta de educação com os convidados não, eles vão entender. Verifique se o som não está muito alto perto dele ou se o tempo não está quente ou frio demais. 

Mas lembre-se também que a festa não é o mais importante. É preciso mesmo gastar sem se endividar. Acontece de muitas mães que sempre sonharam com uma festa de princesa na infância, e que nunca a tiveram, resolverem gastar tudo o que não têm num festão para a filha, com plumas e efeitos especiais! Ou de mães que acham que não estão dando a atenção que gostariam ao filho, porque trabalham muito ou não têm tanto tempo para estar com ele, depositarem na festa toda essa culpa. Faça isso não, mamãe. Seu bolso não vai aguentar e sempre há como recuperar o tempo perdido com atenção e muitos beijinhos no seu pequeno. Dinheiro é muito bem-vindo para outras necessidades, como alimentação, escola, remédios e até passeios. Não gaste o que não pode só para registrar no álbum. Então, de acordo com suas condições, se quer fazer uma festinha linda, faça! A festa também é sua. Seu bebê completa um aninho e você também está de parabéns por um ano como mãe! Então vá comemorar!

A festinha do meu pequeno é nesse sábado (2 de agosto). Eu prometo colocar fotos e, depois, todas as dicas para quem vai fazer festa também. Acompanhe!

Faça um Comentário

    Topo