terça-feira 03 de junho de 2014

Seu bebê dorme bem à noite?

Categoria(s): ,

Eita, pergunta difícil para grande parte das mães! Se a sua resposta é “Siiiiiiim”, pode se desconectar e ir fazer outra coisa. Mas se a resposta é “não” ou “às vezes” ou “nem sempre” ou até mesmo “não sei dizer”, bem-vinda ao clube. Você não é minoria!

A verdade é que são muuuuuuitas as variáveis que podem tirar o sono do bebê e, como essas variáveis acontecem o tempo todo, a gente acaba não sabendo dizer quantas horas, de verdade, nosso filho dorme. Isso porque, na melhor das hipóteses, ele dorme umas boas horas seguidas, até… Bem, até ficar gripadinho ou com alguma tosse ou com dentinho nascendo ou, enfim. 

Outro dia alguém me perguntou “E por que seu filho não dorme a noite toda?” e, na real, eu não soube responder. Parei pra pensar e soltei algo como “uma semana dessas aí ele acordou muito porque estava doentinho. Depois até dormiu umas horas a mais e voltou a acordar muito porque está nascendo dentinho. Depois porque tem se alimentado pouco durante o dia e sente fome à noite. Depois, …”. E os motivos não acabam. Você pode até incluir aí o “ele acordou porque queria um denguinho”. Sim, porque quer o colo da mãe. Mas aí você precisa começar a desacostumar isso.

Existe, inclusive, um motivo que muitas mães desconhecem e que faz a criança acordar mais durante a madrugada: a crise de ansiedade da separação. É quando o bebê passa a entender onde você termina e ele começa. Isso mesmo! Quando nasce, a criança acha que é parte de você e não se enxerga como um ser único (eles nem se dão conta que as mãozinhas e pézinhos que vêem são deles próprios). E daí quando eles percebem que a mãe pode ir embora e não voltar mais, ficam assustados e choram na ausência dela. Mas esse assunto é mais complexo e merece um texto mais detalhado. A gente fala nisso depois.

A conversa aqui é sobre os motivos que fazem nossos bebês acordarem muito na madrugada, deixando as mamães como zumbis durante o dia.  Eles podem acordar até mesmo por não estarem dormindo bem durante o dia. Pois é, ao contrário do que muitos pensam, deixar o bebê mais tempo acordado durante o dia não vai fazer com que ele durma mais à noite. Pelo contrário, pode deixá-lo mais irritado e isso vai perturbar o soninho dele à noite. São os excessos de estímulos. Isso não é legal! Sem contar que é uma malvadeza agitar a criança quando ela está com sono precisando tirar o cochilinho do dia, não é? Ainda mais quando estamos falando de bebezinhos.


Bem, é possível ainda que o bebê acorde no meio da noite por ter passado por mudanças na rotina ou estar tendo pesadelos e as crises de medo. Quer mais motivos? Crianças que roncam ou que respiram pela boca quando estão dormindo também têm mais probabilidade de acordar no meio da noite. E se estão doentes, então, com febre ou dor de ouvido, que criança consegue dormir assim?

E se o seu bebê dorme bem à noite mas você preferiu continuar lendo esse texto, é bom saber que não há regra. Seu filho ainda pode passar a acordar, mesmo depois de completar um ano de idade, dizem especialistas.

Ou seja, se alguém perguntar porque seu bebê acorda muito de madrugada, não quebre a cabeça tentando justificar. Responda simplesmente: porque os bebês são assim!

Mas tem algo que possamos fazer para ajudá-lo a dormir melhor? Tem sim. Depois falamos nisso. Acompanhem! Por enquanto, isso aqui é só para você relaxar a cabeça e saber que não é só uma questão de fome ou ansiedade. Os bebês acordam por tudo. E toda mãe (ou quase toda) passa por isso!

Faça um Comentário

    Topo