segunda-feira 10 de Março de 2014

Agora é dentinho?

Categoria(s): ,

Você fez o ritual de sempre: deu o banho no seu bebê, deu o leitinho e ele dormiu. Colocou no berço e foi se deitar também. Duas horas depois, e bem antes da hora que ele costuma acordar, ele chora. Você vai lá, tenta acalmá-lo, dá mais um leitinho e ele dorme. Uma hora depois, chora novamente. Depois chora de novo, e outra vez e “Meu Deus, o que é que está acontecendo?”.

Desde que meu filho nasceu, ele tem mania de colocar as mãos na boca. Desde o primeiro mês de vida eu escuto gente falando: “Olha, já está coçando a gengiva. É dentinho nascendo”. Não necessariamente.

Conversei com uma odontopediatra, Jael Henrique de Melo, e ela me contou que alguns bebês têm uma necessidade maior de sucção. Muitos deles colocam o dedo na boca desde que estão dentro do útero. E isso não significa que vão chupar dedo e muito menos que tem dentinho querendo nascer.

A hora do primeiro dente dar o ar da graça varia muito de criança para criança. Em geral, começam a aparecer aos seis meses de idade os incisivos centrais inferiores. Depois aparecem os incisivos centrais superiores, seguidos pelos incisivos laterais inferiores. Quando a criança chega a um ano de idade, surgem os incisivos laterais superiores. Daí, começam a aparecer os dentes mais posteriores como os primeiros molares, os caninos e os segundos molares. Mas não se assuste se o dentinho de seu bebê começar a aparecer bem mais cedo que isso ou até mais tarde. É normal.

E o menino pode já nascer de dente? Pode. Há casos de bebês que nascem com alguns dentinhos, sim. São os chamados dentes natais. É raro, mas acontece. Os dentes que aparecem nas primeiras semanas de vida são chamados de neonatais.

Mas vamos aos casos mais comuns: de bebês que de repente começam a ficar mais irritadinhos, acordando muito de madrugada e com uma coceira danada na gengiva. Esses são os sintomas de quem está para ter dentinho novo. Tem ainda as gengivas que ficam mais esbranquiçadas e o aumento da salivação por conta do amadurecimento das glândulas salivares e pela incapacidade do bebê engolir toda a saliva. É assim que a gente percebe que aquelas choramingadas no meio da noite são mesmo sinal de dentinho. 

Mas dá para ter certeza? Na real? Não! Até porque ainda tem outros sintomas bem chatos que podem acontecer. Vamos continuar: febre, vômitos e diarreia. Parece exagero? Pois isso pode ocorrer porque como a gengiva fica coçando, o bebê tende a levar tudo à boca, levando as sujeirinhas do ambiente para seu organismo.

E a mãe nessa história, faz o que? Antes de qualquer coisa, consulte o pediatra. Se o incômodo for grande, ele certamente vai receitar alguns medicamentos para amenizar a dor em seu filhote. Mas também ajuda oferecer mordedores para massagear a gengiva. E se você colocar o mordedor na geladeira por um tempo antes de dar ao bebê, melhor ainda. O geladinho vai aliviar ainda mais. Você pode também fazer uma massagem com o dedo indicador em toda gengiva – mas não esqueça de estar com a mão bem limpinha, viu?

Mesmo com toda a ajuda possível, o saldo certamente vai ser de algumas noites em claro. Para ele e para você. Tenha paciência. Por mais que você esteja cansada (e cansa mesmo. Só quem é mãe sabe o quanto cansa ficar levantando a madrugada toda e ainda ter que trabalhar no dia seguinte) lembre-se que o seu pequeno está com dor. E que, muitas vezes, apenas o colo e o chamego da mãe já são quase suficientes. Carinho de mãe é um dos melhores remédios. Sempre.

Sim, e mesmo com todos esses sintomas claros de que vem dente por aí, você ainda pode acabar descobrindo que não era dentinho coisa nenhum. Era, talvez, alguma virose ou alguma outra dor ou… Quem sabe? Na dúvida, carinho de mãe! Ajuda.

2 Comentários

  • ALINE

    MINHA BEBE TÀ COM 6 MESES E JA ESTA APONTANDO DENTE JA DAR PRA VER È NA PARTE DE BAIXO

  • Daiana

    Mamães meu bebê tem 11 messes e apontou o 1 dentinho debaixo, e a 3 dias pra cá está com vômito e diarreia. Quando o vômito vem me assusto porque vomita tanto e é a diarreia vem com tudo. Coitadinho estou morrendo de dó e preocupada. São sintomas do dentinho mesmo?? OBS: deu febre no 1 dia da diarreia só.

Faça um Comentário

    Topo