segunda-feira 27 de Janeiro de 2014

Saindo leite pelo nariz?

Categoria(s): ,

Você está amamentando seu filho e, quando observa, está saindo leite pelas narinas dele. E aí? Pois é, acontece. Meu filhote não teve esse problema, é algo raro, mas pode acontecer de seu bebê expelir leite pelo nariz enquanto mama. A princípio não é nada grave, viu? Saiba apenas o que fazer se isso ocorrer e procurar ajuda se persistir. 

É por conta do refluxo do bebê que ele pode vir a expelir o leite pelo

narizinho. O refluxo fisiológico acontece quando há um desvio da rota do alimento. E isso causa um desconforto danado, então é normal que ele chore ou fique irritadinho. Sabe quando a gente tem azia ou queimação? Com os bebês, como eles só se alimentam de líquidos e os esfíncteres do esôfago ainda não estão amadurecidos, pode ser comum que isso aconteça, daí o leite passa do estômago para o esôfago e eles regurgitam.

De acordo com pediatras, normalmente o simples fato de a mãe levantar a criança constuma ser o suficiente. Se, mesmo assim, isso continuar, deixe a cabeça dela mais baixa e dê duas palmadinhas de leve para pressionar o pulmão. Esse movimento serve para fazer a desasfixia. Mas se ainda assim o leite não parar de escorrer, leve o bebê ao hospital. Caso isso aconteça com uma certa frequência, é bom avisar ao pediatra para um acompanhamento.

E tem como evitar que isso aconteça? Em tese, sim. Para evitar o refluxo, a mãe deve colocar sempre o bebê para arrotar. É importante não agitar a criança depois e o ideal é que ele só durma 40 minutos depois de mamar. É uma barra! Quase nunca a gente consegue esperar tanto, de tanta coisa que tem para fazer depois que ele dorme, mas se seu bebê sofre com o refluxo, tenta seguir as recomendações. 

Esse é o refluxo fisiológico. Existe ainda o patológico, e para ambos os casos é importante o acompanhamento do pediatra, mas o patológico acontece em crianças maiores e necessita de um tratamento especial. Você identifica esse refluxo quando, além dos vômitos, a criança fica irritada, chora muito, tem dificuldade para dormir, não quer comer e fica com complicações no nariz, ouvidos e garganta. Fica atenta, porque aí é preciso tratar.  

7 Comentários

  • Sirlaine

    Gente tem alguma mãe com esta experiência do bebê sair leite pelo nariz? Ou se já teve esta experiência, passou com quantos meses? Meu filho tem 4 meses e após algum tempo que mama ele sai leite pelo nariz. É como se ele fosse espirrar. Acontece pelo menos umas 4 vezes por mês. Estou desesperada. O que faço? Passa com quanto tempo. Ele já faz uso de motilium e label. Abraços

    • Sarah Eleutério

      Oi, Sirlaine. O fato de sair leite pelo nariz enquanto está mamando é normal, mas nada em excesso é bom. Não deixe de procurar um pediatra, flor. Se isso acontece frequentemente, é bom se certificar se não há nenhum probleminha, tá? Boa sorte!

  • Cintia gabrielle souza dos santos

    Oi preciso de ajuda , a minha bebê têm 11 meses eu estava jantando e dei um pedacinho de peito de frango cozido pra ela derrepente ela engasgo, vomitou e saiu pelo nariz. Fiquei desesperada ela ficou roxa e sem ar fiquei sem saber oqui fazer. Oque devo fazer em uma situação dessa?.

    • Sarah Eleutério

      Flor, procure um médico. No caso de se engasgar, é bom você se informar sobre como agir na hora para salvar seu filho e ligar para a emergência. Mas de toda forma, procure um pediatra para te orientar melhor é saber se isso é normal no seu filho. A melhor ajuda é do médico, minha linda. Boa sorte!

    • Sarah Eleutério

      Flor, é sempre bom consultar o pediatra nesses casos, mas se sua bebê se engasgou, veja se você não está deixando os pedacinhos muito grandes para ela mastigar. Ela já tem todos os dentinhos? Procure o pediatra, é importante. Bjo!

  • Angelaine

    Oi boa noite hoje tava dano mama pro meu bebe e saiu leite do nariz dele isso nunca tinha acontecido isso é normal eu fico com medo de bronco aspiração eu queria saber ser isso é normal

  • Carla

    Oi pesso ajuda meu bebé tem 3 semanas e sai leite pelas narinas e ao mesmo tempo pela boca mesmo depois de arrotar isso quase todos dias o que fazer?

Faça um Comentário

    Topo