segunda-feira 18 de novembro de 2013

A mamada dos sonhos

Categoria(s): ,

De tanto conversar com outras mães e saber de suas experiências, entendi que não existem mesmo regras que sirvam para todos os bebês. Cada um mora em um lar diferente, com pais diferentes, com temperamentos distintos e com rotinas também diversificadas. Por isso, a técnica que dá certo para um não necessariamente dará para outro, e isso também vale para filhos diferentes dos mesmos pais, pois o segundo filho já nasce em outro momento. Mas não custa tentar métodos que têm embasamento e foram aprovados por muitos. Um deles é a mamada dos sonhos, já ouviu falar nisso?

A técnica é defendida no livro Encantadora de Bebês, de Tracy Hogg e funciona assim: depois que o bebê dorme, pegue-o por volta das 23h – entre 22h e 23h, na verdade – com muito cuidado para ele não acordar. Coloque-o em seu peito, ou dê a mamadeira, com ele ainda dormindo. Estimule para que ele mame, pegando no rostinho, mas com cuidado. Se ele mamar pouquinho e adormecer, continue estimulando. Pode ser que ele dê trabalho para sugar, mas com o tempo – em alguns dias – ele começa a mamar melhor.

A ideia é deixar a criança de buchinho cheio, fazendo com que ela não acorde com fome de madrugada. Alguns chegam a dormir até seis, sete horas da manhã. Mas isso deve ser feito com ele ainda novinho, com cerca de seis semanas. Algumas mães tentam já antes, com quatro semanas. Eu nunca precisei utilizar essa técnica porque a última mamada do meu filhote à noite é super demorada. Quando ele quer adormecer, eu fico mexendo nele para comer bem antes de capotar. Daí ele dorme, como se diz, “mamadinho”!

Mas se você quer experimentar a mamada dos sonhos, vamos lá: depois de dar o leitinho com ele dormindo, ele ainda vai estar tão relaxado que não precisa coloca-lo para arrotar. Ainda de acordo com o livro, você pode deixar seu filho em pé, no seu ombro por alguns minutinhos, mas sem acorda-lo. Depois, é berço (para ele) e cama (para você). Mas tenha paciência. Se nesta mesma noite seu filho continuar acordando de madrugada, não pense “Ai, meu Deus, não deu certo!”. A técnica leva alguns dias para funcionar. Leva dias, sim, até ele se acostumar e entender que está com o buchinho cheio e não precisa chorar de fome. 

E se ele fizer xixi ou cocô nessa hora? Aí, paciência, você vai ter que trocar a fralda. Sim, ele certamente vai acordar. Depois que ele dormir, espere um pouco e repita todo o ritual da mamada dos sonhos.

Mas não vale apenas aplicar a técnica e esperar que seu filho hiberne até às sete da manhã. A própria autora do livro diz que o método aplicado isoladamente não funciona. Isso porque não adianta nada os pais estarem estressados ou o bebê não ter uma rotina, enfim, não adianta ignorar todas as demais recomendações para conseguir proporcionar um bom sono à criança. É um conjunto de ações. Por isso é tão importante ler muito sobre isso, conversar com outras mamães, trocar experiências. Fazer o bebê dormir a noite toda não é mole, mas as dicas ajudam muito. Se você não leu outros textos aqui do blog, dá uma olhada no post “Como faz para dormir a noite toda?”. No mais, fica tranquila, porque a calma é um dos maiores segredos para transmitir segurança à criança e isso ajuda, e muito, no sono dos pequenos. E tenta, sim, a mamada dos sonhos. Custa nada.

1 comentário

Faça um Comentário

    Topo