quinta-feira 17 de outubro de 2013

Eles são muito espertos

Categoria(s): ,

Conversando com outras mães e trocando ideias sobre a experiência de ter um filho, uma delas levantou a questão da mamadeira. Sabemos que tem uma hora que o bebê precisa pegar a mamadeira. Aliás, não necessariamente a mamadeira. Existem outros meios, como copinhos, por exemplo. Mas em algum momento precisará tomar sucos, água e até o leitinho artificial. Mas e quando ele chora e não quer mamadeira de jeito nenhum?

“Os bebês são muito espertos”. Escutei isso de uma amiga e faz sentido. Eles se acomodam com o que é bom para eles e rejeitam o que não querem. Cabe a nós, mães e pais, insistirmos no que precisa ser feito. Isso vale para tudo, desde acostumar a criança a dormir sozinha no berço sem precisar balança-la a dar uma mamadeira. Os bebês, em geral, preferem o peito. Sempre. Acontece que, para alguns casos, quando o bebê não pega o copinho, a mamadeira é necessária, porque uma hora dessas o pediatra vai sugerir a introdução de suquinhos e, quando você voltar ao trabalho, ou outra situação na qual precise se ausentar, alguém terá que dar o leitinho a seu filho. E não será no peito.

Tudo bem. Mas aí ele chora e não quer saber de mamadeira. Você troca de bico, troca de mamadeira, desmama, troca a marca do leite e nada. Acontece que você tenta mas não consegue deixa-lo chorando por dois minutos. Tem pena. Aí dá o peito para matar a fome do bichinho. Pronto, ele já venceu o jogo, e é assim que vai vencer sempre.

Eu já comentei em outro texto que, no livro Nana Nenê, os autores Eduard Estivill e Sylvia de Béjar recomendam que o bebê durma sozinho e, para isso, você deve deixá-lo chorando no berço até ele entender que mamãe não vai vir e ele precisa dormir. Na real? Eu nunca consegui fazer isso. Não sei se faria se meu filho desse trabalho para dormir. Não sei se é da personalidade dele ou se nós conseguimos, com nossa técnica de passar sempre tranquilidade, mas ele dorme bem. Mas, enfim, não era disso que eu estava falando. O fato é que, quando os bebês choram no berço e a gente vai lá acudi-lo, ele entende na hora que basta chorar que a mamãe aparece. Sobre a mamadeira, mesma coisa.  Você tenta, ele chora e você dá o peito. Ele vence.

Não é fácil deixar o bebê chorar. Não é fácil mesmo. Mas, no caso da mamadeira, pense que é para o bem dele próprio. É necessário. Aconteceu comigo e foi uma amiga que me ajudou “Insista. Os bebês são espertos. Muito”. Tasquei a mamadeira na boca dele. Foram umas três choramingadas. Não deu. Era sono também. Deixei ele cochilar um pouco e acordou novamente chorando de fome. Mamadeira. Pegou.

É a primeira independência que você está dando a seu filho. Se acontece alguma coisa com você (e é lógico que temos que pensar nisso, sim) ele já não passa fome. Converse com o pediatra de seu filho sobre isso, mas tomar o leitinho na mamadeira pelo menos uma vez no dia é válido (melhor se for do seu próprio leite desmamado). E se ele não quiser pegar a mamadeira, lembre-se: eles são espertos. Muito. Seja mais.

7 Comentários

  • Sugiro a leitura do livro Besame Mucho do pediatra Dr. Carlos Gonzalez. <br /><br />Sobre a mamadeira, existe o copo de transição que tem o bico rígido e serve para suquinhos e etc, além de não ser prejudicial em nenhum aspecto, nem causar confusão de bicos e correr o risco do desmame precoce. <br /><br />Sobre o livro Nana nenê, pra mim é o melhor exemplo de como NÃO criar seu filho, um livro

    • Muito bom, Máni. Obrigada pela contribuição!

    • Bebês são espertos mesmo. Sabem que mamar no peito é importante pro desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. Sabem que a mamadeira pode trazer malefícios pra sua formação buco-maxilo-facial.<br />Sabem que chorar no berço traz sua mãe ao quarto pra lhes dar calor e afeto, e que sua sobrevivência depende desse estímulo, desse contato. E que no futuro, esse acolhimento lhe fará ser uma pessoa

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Meu marido está gordo, adorei a idéia!!!! mas ele é esperto, quando quiser pizza, vou amarra-lo na cadeira, deixa-lo morrendo de fome até aceitar comer salada!!!! A M E I A IDÉIA….

  • Palavrinha mágica: Independência!!! <br />Parabéns pela ousadia do texto e pelo blog, tenho certeza que ajuda muitas mamães iniciantes, que se culpam e se perturbam por tantas cobranças!!<br />Cada dia gosto mais do blog, na real, a verdade sem pudor!!!<br />Beijos

  • Jazlynn

    This is the peefrct post for me to find at this time

Faça um Comentário

    Topo