sexta-feira 06 de setembro de 2013

O “botão desliga choro” – aprenda a técnica do cueiro

Categoria(s): , ,

Seu bebê começa a chorar e tudo o que você queria era ter um botão “desliga choro” para resolver o problema como um passe de mágica. Bem, pelo menos se o caso for sono, cansaço ou até uma cólica leve, esse botão existe (assista ao vídeo no final).

Se você teve seu filho em um hospital, lembra como o embrulharam assim que ele nasceu? (Veja foto abaixo). E sempre que o levam para trocar a fralda, lembra como o trazem de volta? Sim, todo enroladinho.

A técnica de embrulhar o bebê no cueiro é antiga e o acalma porque recria o aconchego ao qual ele estava acostumado dentro do útero. Lá ele ficava todo apertadinho, envolvido por uma parede uterina morninha. O método pode ser utilizado nos primeiros dias de vida e isso ajuda muito na qualidade do sono do bebê. Isso porque contém os movimentos involuntários e evita que ele se assuste com os movimentos bruscos que faz com os braços.

A técnica do cueiro ficou conhecia com o pediatra Harvey Karp, que a divulgou nos EUA. Em seu livro, publicado no Brasil com o título “O Bebê Mais Feliz do Pedaço”, o pediatra diz que, para fazer o bebê parar de chorar, são necessários cinco passos, e o primeiro deles seria enrolá-lo em uma mantinha, para que ele se sinta seguro e aquecido. Pediatras dizem ainda que o cueiro ajuda a diminuir as cólicas porque aquece o corpo do bebê, incluindo o intestino.

Mas, mesmo com diversos especialistas afirmando que o cueiro não compromete o desenvolvimento motor do bebê, há quem critique a técnica, dizendo que a criança precisa se movimentar. Além disso, é preciso saber enrolar o bebê para que não haja riscos de sufocamento. Observe bem como envolver a criança na manta, porque nunca é seguro deixar pano sobrando perto dela.

Bem, mas se você observou o vídeo, deve ter percebido que o “milagre” não foi feito apenas com o aconchego. Eu utilizo ainda uma caixinha de som com um ruído que reproduz o som que o bebê escutava no útero. Isso é prático, mas também podem ser usadas outras técnicas, como chiar em seu ouvido (um chiado alto, mais alto que o choro dele) ou até utilizar um secador de cabelo (sem apontar o vento para o bebê, apenas o barulho). O som é semelhante ao que ele escutava antes de nascer, por isso o deixa mais calmo.

O chiado, aliás, é mais um daqueles cinco passos sugeridos por Harvey Karp. Os próximos seriam colocar a criança de lado, sacudi-la (de leve) e, por fim, dar uma chupeta, para que ele faça movimentos repetitivos. Tudo isso recria o ambiente dentro da barriga da mãe. Com Eduardinho, eu apenas o envolvo na manta e faço o chiado (ou utilizo a caixinha de som). Quando já está com sono, é uma questão de segundos para capotar. Mas quando ele está agoniado ou chorando muito, preciso ainda balança-lo, virá-lo de lado e esperar mais cinco ou seis minutos. Mas é batata!

Feito isso, é só colocar seu filho no berço (nunca de bruços, heim?). Coloque-o de barriga para cima ou de lado, apoiado em um travesseirinho ou algum outro apoio lateral. E você, pode abrir aquele sorriso, respirar aliviada e… dormir também!

Segue aqui o passo a passo de como envolver o bebê:

1 – Pegue uma manta retangular e ponha em posição inclinada

2 – Dobre a ponta superior, formando um triângulo

3 – Coloque seu bebê um pouco mais para o lado direito, com a manta na altura dos ombros

4 – Posicione-o de lado e puxe a ponta esquerda do triângulo, prendendo os dois bracinhos da criança

5 – Prenda essa parte da manta atrás do bebê, na altura do bumbum

6 – Pegue a ponta inferior da manta e puxe-a para cima

7 – Prenda-a por trás da manta, na frente do bebê

8 – Pegue a ponta direita do triângulo e puxe-a para frente/baixo

9 – Segure esse pedaço da manta com uma mão para ele não se soltar

10 – Com a outra mão, pegue a ponta direita da manta e puxe-a para frente/cima

11 – Prenda esta parte da manta por trás do bebê, na parte superior

12 – Verifique se fez tudo bem apertadinho, para que ele não se solte. Não se preocupe com isso, ele ficará bem e relaxado

 

40 Comentários

  • Nos bebês recém nascidos, recomento embrulhar numa fralda para dar banho. Colocar o bebê na banheira e ir tirando a fralda aos poucos, ou até mesmo ajudar com a própria fralda a limpar as dobrinhas…Eu fazia isso com meus dois filhos e até dormiam dentro d´água.

    • Gente, penso que seja bom variar nas técnicas, utilizando o que a Walkyria dispõe aqui e que funciona muito bem e a técnica demonstrada acima noMãe na Real usando um cueiro. Ato de amor é cuidar bem olhando sempre o apartir dai em diante.

  • Essa caixinha de som vc comprou em algum lugar específico? adorei a ideia. Só preciso saber onde comprar a caixinha e como ela é!!

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Muito legal essa técnica, ainda não tenho filho, mas com certeza quando eu tiver aplicarei essa técnica 🙂 ele parou de chorar na hora , isso foi demais.

  • Qual o nome dessa caixa de som…….O.o<br />Preciso urgentemente de uma !!!!!

  • Sou completamente contra este tipo de artifício para acalmar ou calar o bebê. Vc resolve um problema e arruma outro talvez pior, esse som é viciante e o bebê se tornará dependente dele. É como ligar um secador de cabelo para resolver o problema da criança. Acalme-o com seu calor e amor de mãe.

    • Sera que por acaso dona Yáskara Ferraz, a senhora nao leu que o barulho é o mesmo que ele escutava no útero? Entao como esse som vai &quot;viciar&quot; o bebê se ele foi acostumado com isso por 9 meses?

    • Aliás é um ato de amor fazer isso com o bebê enquanto que chorar é sofrer, vc o acalma da maneira que ele precisa ser acalmado… dica excelente!

    • Leticia tem gente que gosta de polemizar… <br />Yaskara ninguém está te obrigando a fazer isso… Cai fora!

    • claro que não, isso é comentário de leigo, ou de &quot;antigos&quot;… a criança cresce, desacostuma, conforme está escrito isso serve apenas para os primeiros dias.

    • Concordo com a Yaskara já foi estudado isso e a propria super Nani ja evidenciou o vicio com uma casa que visitou e tinha 3 crianças ja grandes tipo 4,5 e 6 anos que a mae fazia dormir com o secador de cabelo ,simplesmente ridiculo .Tá aí a comprovação que não é só para os primeiros dias não ….e sim a criança so vai dormir com isso .UM VERDADEIRO CAOS.<br />

    • Não tenham medo meninas! É só ir baixando o som devagarzinho até desligar o som! E com o tempo os bebês vão acostumando com os sons da casa.

    • Então se tudo vicia a criançaminha filha deveria mamar no peito até hj… Com 15 anos kkk

    • verdade chrisfgrd kkkkk

    • A senhorita Yaskara tem filhos?? Se sim, já passou pela experiência de ter um bebê chorando ininterruptamente com aquele ruido agudo de quase estourar os tímpanos?

  • adorei a ideia vou adaptar para min meu bebe esta para chegar sou mamãe de primeira viajem e toda a informação que possa nos ajudar e bem vinda adorei a ideia 🙂

  • Adorei a dica!tenho dois filhos e eles dificilmente chorava mais em compensação viviam pendurados em meus seios mamaram até mais de dois anos.agora como tec.enfermagem prestando assistência ao neonato vou adotar a técnica rsrsrs vivendo e aprendendo ��valeu

  • Cuidado com ruídos muito altos, vocês podem causar uma perda auditiva no seu bebê. O som é semelhante ao do útero, mas e a intensidade dele? Portanto, fiquem atentas!

  • É claro os bebes gostam de se sentir protegidos e aquecidos… Sempre faço o famoso &quot;charutinho&quot; com a minha baby e sempre ta td bem

  • eu vi esse vídeo e fico me perguntando, sera que esse barulho &quot;artificial&quot; que diz simular o útero nao é danoso ao aparelho auditivo do bb, pois é mt alto??eu já fiz alguns trabalhos sobre problemas auditivos e acho que isso ai deve ser prejudicial pq é mt alto.os decibéis deve ser acima do permitido. Parece mais um secador de cabelo, e na literatura mostra que varios profissionais que

  • Oque isso que ela pois para ele ouvir ?

  • Essa tecnica eu aprendi com minha mãe, e a musica era a que eu ouvia quando eu estava gravida delas e hoje são duas moças tranquilas e alegres.sempre musicas em volume baixo.

  • jucimara francisaca dos santos

    Super interessante!!!

  • Kaylee

    I am sure you are tired of the winter as most of us. It ceinratly provided you with some very nice scenes for today. Snow is very pretty if you can stay out of it.

  • Aminadab

    Meu filho está comigo acabou de nascer. .estava chorando muito acho que é colica. A mãe está se recuperando da cirurgia cesariana. .vi o post e acho que funciona. Quando ele está todo enroladinho para de chorar..graças a Deus. .

    • Sarah Eleutério

      Certamente não é cólica. Até os 20 dias de vida o bebê ainda não tem o sistema digestivo totalmente formado e ainda não tem cólicas. Seu bebê chora porque acabou de nascer. Só isso. Ainda não conhece as sensações de frio, calor, ou qualquer outro incômodo. O que vocês precisam é de calma e tranquilidade para passar muita segurança a esse pequeno! Muito carinho nessas horas ajuda muito. Converse com ele. Fale que você está aí é que vai dar tudo certo. Com o tempo ele vai entendendo.

  • Samantha

    Estou gravida de 37 semanas e eu amei o video é bom apreender técnicas que ajude a nós mamães de primeira viagem de como lidar com o bb afinal é um amor único intenso sem explicação principalmente pra mim que vou ser mamãe pela primeira vez!

  • Jéssica

    E quando é muito calor e o bebê já esta completando 4 meses.
    Sendo descartado a fome, sono, dores e fralda suja???
    Como faço para conter essas crises de choros frequentes???

    Pois com o calor que esta fazendo se eu se quer vestir minha bebê ela chora e fica agoniada suando muito.

  • marcia ferreira

    Boa tarde, meu bebê tem 9 dias de vida, pois ele só chora de cólica a noite toda, vou fazer essa experiência com ele hj pra vê se acalma ele, obrigada.
    (FRANCISCO)

  • Tania Lopez

    Super Aprovado, minha bebê tem um mês, fiz o teste e deu super certo, e bom até para cólicas pois mantém o bebê aquecido.
    Muito obrigada…Adorei a dica uma simples técnica que mim ajudou muito.😊👏👏👏

  • Vinícius Amorim

    Amigos, o meu filho se acalma, sorri e dorme feliz quando coloco o álbum: In Between Dreams de Jack Johnson.

    Fica a dica.

    Mas, sempre quebro a rotina pra acalmá lo.

    É valido o fato de que não se deve criar vícios.

    A rotina deve existir na manutenção diária como banho, sono, alimentação.

    Mas, o ato de acalmar ou entreter deve ser aleatório.

    Com isso, causando aprendizagem e independência ao bebê.

    O choro é também pedido de atenção.

  • Marisa Pereira alvs

    Só vale pr recém-nascido

  • CLAUDIA ADELIA FORTUNATO CAMPOS

    Comigo funciona o secador eu não sabia dessa técnica na verdade sempre faço quando troco a fralda. Achava que era pq ela sentia frio….muito bom..

  • Meire Alves

    Socorro eu tenho uma de 39 dias chora muito levei no médico Tudo. Mas ela chora muito

Faça um Comentário

    Topo