segunda-feira 19 de agosto de 2013

Golfou de novo

Categoria(s): , ,

Eu já disse antes que os bebês choram muito, não disse? Mas muito mesmo. Às vezes você enlouquece porque não sabe mais o que fazer.

Esta noite, por volta da meia noite, depois de mamar, meu filho começou a chorar parecendo agoniado com um arroto que não conseguia soltar. Andei de um lado para o outro da casa, com ele no braço, sentei na cadeira de balanço, tentei acalmá-lo de toda maneira. Isso durou mais de uma hora. Às vezes parecia que iria dormir e depois voltava a chorar. Tentei todas as técnicas e juro que tentei ficar calma, mas o cansaço é grande nessas horas. Você se vê esgotada, com sono, fisicamente exausta e com aquele choro no seu ouvido. Além disso, tem a preocupação de não entender porque danado ele está chorando.

Meu marido levantou e tentou ajudar. “Me dê ele”. Entreguei. Ele o colocou no colo, fez um chiado em seu ouvido e ficou ninando o menino. Eduardinho se acalmou rápido e dormiu. Era cansaço, talvez, e ele havia golfado. Devia estar agoniado com isso. Mas eu certamente estava passando meu estresse para ele. “Próxima vez, me chame. Você já estava muito cansada. Não iria conseguir acalmá-lo”, disse ele.

 

É estranho, mas às vezes é só cansaço mesmo, ou agonia com o refluxo. Eduarinho tem duas semana de nascido e já conheço muito do que ele quer. No dia a dia, já conheço o motivo do choro e sei quando é sono e como fazê-lo relaxar. Mas saiba que nem sempre isso vai ser fácil e os bebês choram muito. Muito mesmo.

Eles começam a ter refluxo logo nos primeiros dias de vida. Golfam bastante e ficam angustiados com isso. Muitos bebês se assustam com o soluço, por isso choram também. Comecei a perceber que preciso esperar um pouco mais para trocar a fralda. Sempre troco depois da mamada (lembre-se, quando ele está com fome, não faça nada antes. Primeiro, matar a fome. Sempre! Depois você pensa em banho, fralda ou qualquer coisa). Mas vi que não vale a pena trocar a fralda logo em seguida porque ele sempre golfa. Tenho esperado um pouco mais, com ele no braço ou no carrinho numa posição mais em pé, e depois a gente troca a fralda.

Se seu bebê golfa demais, bem-vinda ao clube! Sim, é normal. De acordo com os pediatras, cerca de 20% a 50% dos bebês apresentam refluxo fisiológico causado por dismotilidade gastrointestinal, ou seja, por imaturidade do sistema digestivo. Ou seja novamente, eles golfam. As golfadas são regurgitações comuns nos primeiros meses de vida. Representam a volta do conteúdo do estômago para o esôfago e acontece normalmente após a alimentação. Por isso não se deve chacoalhar o bebê depois da mamada e vale esperar um pouco para trocar a fralda.

A golfada é considerada um processo fisiológico, não causando mal algum à criança. Quando chegam próximo a um ano de idade deixam de apresentar esse refluxo porque passam a adotar uma postura corporal mais ereta para se alimentar. Sim, e é normal se a respiração dele ficar estranha, como se estivesse gripado. São os chamados roncos de transmissão, por conta do acúmulo de secreção nas vias aéreas superiores.

A dica é manter o bebê no colo na posição vertical por pelo menos 40 minutos depois das mamadas (olha na foto lá em cima). Se tiver que colocá-lo logo no berço, coloque-o sempre de barriga para cima. É a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, por ser a posição mais segura para que a criança não “sufoque”.

E preste atenção ao seu bebê. Se houver alterações na saúde dele como: dificuldade de ganhar peso, irritabilidade, choro intenso na posição deitada, soluços excessivos, salivação intensa, choro após as regurgitações, anemia, recusa alimentar, choro e desconforto durante as mamadas, não deixe de consultar o pediatra. Em casos graves, pode acontecer a aspiração do conteúdo estomacal para o pulmão do bebê, o que pode levar a uma pneumonia e até uma parada da respiração (apnéia).

Bem, esse post, na verdade, é para te deixar tranquila (ou não) a respeito da frequência do choro do bebê. Eles choram mesmo. Muito. A gente pensa que choram somente por fome, sono, dor, frio ou calor. Mas não, choram por tudo. Até por estarem incomodados com uma golfadinha. Evite o balanço depois da mamada, mas não ache que vai conseguir acabar com as golfadas. São normais. É paciência. Fica calma que com três meses muita coisa vai melhorar na sua vida. Estou esperando por isso. 😉

Faça um Comentário

    Topo