segunda-feira 26 de agosto de 2013

Como dar banho no recém-nascido

Categoria(s): , ,

 

Quando muito novinhos, os bebês podem tomar apenas um banho por dia. Não existe regra para horário, mas alguns pediatras recomendam o banho no horário mais quente do dia, por volta das 11h ou 12h. Outros indicam a limpeza do bebê à noite, para acalmá-lo e garantir (ou tentar) uma boa noite de sono.

Meu filho, hoje com pouco mais de 20 dias de nascido, toma banho às 17h30. Na verdade, estou começando a mudar um pouco esse horário, para poder amamentar antes. Soube que não é muito bom ele mamar para dormir porque acaba se acostumando a dormir no peito. Então agora ele vai mamar no fim da tarde e vou deixar o banho para às 18h ou 18h30. Vai por mim, é melhor. Quando toma banho, o bebê fica relaxadinho e dorme com mais facilidade. Eduardinho tem dormido umas quatro horas seguidas após o banho. Nessa hora eu durmo também. Ele acorda por volta das 22h e eu levanto um pouco antes, às 21h, para jantar, assistir um pouco de televisão e conversar com meu marido.

 

A temperatura da água para o banho do bebê é morninha. Verifique com o braço ou punho antes de colocar a criança na banheira. No dia a dia, a gente acaba não usando termômetro, mas se estiver insegura, no início, verifica se a temperatura está entre 36 e 37 ºC. Coloque sempre os pezinhos dele primeiro, e não o bumbum. Se a água estive muito quente, ele vai chorar logo. Se estiver fria, sua boca vai ficar acizentada. E muito cuidado quando virar a criança de bruços. Observe sempre se o rostinho dele não está dentro da água.

 

Não estranhe se ele começar a chorar quando entrar na água. Eles se sentem inseguros nessa hora e choram mesmo. Eduardinho gosta muito de ficar de bruços no banho – é quando ele se acalma. Mas hoje em dia está mais acostumado com o banho e não tem chorado muito mesmo de barriga para cima.

Uma dica, que nunca usei, mas estudos mostram que funciona, é enrolar o bebê em uma fralda de pano em posição fetal. Coloque-o assim na banheira e vá soltando as poucos. Isso dará mais conforto e segurança ao seu filho.

Comece o banho lavando a cabecinha dele. É só por uma questão de higiene. Como é na cabeça que acumula mais sujeira, se você deixar por último, a água vai escorrer e sujar o resto do corpo. O ideal é lavar o couro cabeludo todos os dias mesmo. Os recém-nascidos ainda podem ter fragmentos do parto. Além disso, é preciso eliminar crostinhas que costumam aparecer no couro cabeludo. Nesse caso, passe um pouco de óleo antes do banho para amolecer e elas sairão na lavagem.

Os bebês podem tomar vários banhos por dia. Mas use sabonete apenas em um banho, para não ressecar a pele dele. Use sempre produtos indicados para bebê. Vale a pena o dois em um, que já é sabonete e xampu. Durante o banho, Não precisa trocar a água, mas se o filhote fizer xixi ou coco, nada de preguiça. Troque a água e recomece o banho.

Lembre-se que ele sente frio, e pode estar chorando por isso. Confira se o local do banho não está com corrente de vento e não demore muito quando tirá-lo da banheira. Envolva-o logo na toalhinha (ou fralda de algodão).

 

As banheiras devem ser lavadas pelo menos uma vez por semana. Use sabonete neutro ou detergente, com a parte amarela da esponja. Não use álcool porque pode comprometer o material da banheira.

 

 

 

E deixe o pai da criança dar esse banho sempre que possível. É importante ele fazer parte de um momento gostoso para a criança. Começa aí a ser criado um vínculo. E você, mamãe, aproveita para descansar.

3 Comentários

  • Voce eh corajosa! Eu morrriiiaaaa de medo de dar banho em OLivia sozinha! Eles escorregam bastante quando sao criancas ne? Mas eh gostoso mesmo um bebe cheirosinho tomado banho 🙂

  • Achei o post super importante para mães de primeira viagem porque mostra que banho de recém-nascido não é – e nem precisa ser – um bicho de sete cabeças. <br /><br />Não sei quanto às outras mães, mas o banho era um dos meus maiores receios. Tanto que desde o primeiro dia em casa quem assumiu o banho do Otávio foi o pai. Com o tempo criei coragem e aprendi a dar banho também, e olha que nem foi

  • Caroline

    Nossa eu morro de medo de dar banho .. To gravida de 8 meses e tenho medo muito medo …eles sao tao fragil

Faça um Comentário

    Topo